Wednesday, May 14, 2014

the dream of river village

O caminhão que carrega a embarcação estaciona onde o asfalto termina e a água começa. É como uma rua-sem-saída, porém no lugar de um muro, um rio segue o caminho. A água não encosta no asfalto, mas sim flui por baixo dele, que é elevado para que o rio continue. Há casas até onde a rua vai e a paisagem harmoniosamente se transforma em selva rio adentro.

Do caminhão desce Sr. Perkins, em seu macacão azul e sujo. De um pedaço de terra à margem, observo-o. Ele tem o cabelo totalmente grisalho e barba de três dias. Apesar da idade, é um senhor robusto e passa aquele ar de quem sabe o que está fazendo. Não hesita um segundo entre as ações e também não profere uma palavra. Ele pega um pequeno bote de madeira que estava à beira da rua, o arremessa no rio com uma só mão e pula dentro. Agarra uma corda que estava na beira do e a utiliza para guiar-se.

Quando chega à parte do rio em que estou, puxa uma corda mais grossa que está afixada a uma máquina que, suponho eu, puxará a embarcação principal pra dentro do rio. Com a ponta solta da corda ele faz um laço. Utiliza o punho como base para fazer o nó.

- Esse aqui é o laço do gato - diz enquanto força para que o nó esteja firme.

Ao terminar, larga a corda no chão e se vira para verificar a máquina. Eu reparo que a ponta da corda está muito próxima ao nó, o que pode levar a desfazê-lo. Pego a corda, faço um pouco de força e dou uma torcida. O laço se desfaz, como previ.

– O que você está fazendo? – pergunta Sr. Perkins
– Eu vi que a ponta estava curta, então soltou quando eu fiz um pouco de força.
– O laço do gato não se desfaz assim.
– Bom, ele se desfez quando eu fiz força. Se eu puxando o nó se soltou, imagina se isso estivesse puxando a embarcação.
– Você deve ter mexido na merda nó.
– Eu não... – corto minha própria fala e suspiro.

Começando a ficar irritado e percebendo que dificilmente o rumo da conversa mudaria, dou as costas e vou embora.

– Caralho, essa gente que não sabe lidar com o ego ferido... – murmuro ao sair.

No comments: